11 de julho de 2012

Gintama - Temas, Estilos e Produção



Por Lelouch vi Britannia

O foco principal de Hideaki Sorachi em Gintama é a utilização de piadas. Durante o segundo ano de serialização do mangá, ele começou a adicionar mais drama à história, enquanto mantém a comédia, piadas e vários comentários de mangás clichês da Shonen Jump.
Por exemplo, no primeiro capítulo, após a briga de Gintoki com um grupo de alienígenas para proteger Shinpachi e Otae, Shinpachi reclama que ele só lutou "Por uma página", e Gintoki responde: "Cale a boca! Uma página é muito tempo para um artista de mangá!". O desejo exagerado de Gintoki para ler a revista Weekly Shonen Jump (que faz com que ele pare de lutar , a fim de obtê-la) também faz o divertimento dos leitores, uma vez que durante os períodos personagens são citados. Outros tipos de situações cômicas são mais gerais, de modo que o leitor deva saber sobre a cultura japonesa para compreendê-las. O humor é descrito por publicações como "bizarro” e "estranho”. Também é descrito como sendo dividido entre duas categorias: "Ficção-Cientifica de comédia" e "comédia samurai". Além da série de comédia, os alienígenas que invadiram o Japão trazem várias questões sociais entre eles e os seres humanos, sendo a mais recorrente a falta de igualdade social.

- PRODUÇÃO

Em 2003, Hideaki Sorachi era um artista de mangá que já havia criado dois one-shots para a revista Weekly Shonen Jump. Embora ele estivesse se preparando para escrever sua primeira série, seu editor sugeriu que ele criasse um mangá com base no Shinsengumi, a maioria inspirada por um programa de televisão sobre a trupe de 1860, conforme ilustrado por atores-ídolo. Sorachi tentou criar essa série desde que admitiu gostar do Shinsengumi, mas no final não conseguiu obter qualquer coisa. Ao invés de abandonar completamente a ideia, ele permaneceu focado na época histórica japonesa, mas começou a criar sua própria história, adicionando elementos de ficção científica e muitas das figuras da época para criar uma história mais a seu gosto. O título original da série era para ser "Yorozuya Gin-san " (万事 屋 銀 さん?, lit. "Mercador Geral Gin-san"), mas não teve qualquer impacto sobre Sorachi. Depois de grande debate, ele decidiu ir com o nome de Gintama depois de discutir com sua família. Decidiu sobre um nome que soa próximo do tema sem estar completamente fora dele. Embora Sorachi, considerado o one-shot "Samuraider", ser muito pobre, o estabelecimento de tais one-shot serviu de base para Gintama, como a adição de personagens alienígenas. Sorachi tinha pouca esperança sobre a popularidade do mangá, como ele observou que as pessoas costumavam dizer-lhe que mangás não superam o número de dois volumes tankobon. No entanto, uma vez que o terceiro volume foi lançado, Sorachi descobriu que ele não tinha "qualquer material fresco para usar". O personagem principal da série foi originalmente concebido para ser Hijikata Toushirou já que Sorachi era um fã do Shinsengumi. Mais notadamente a partir de Hijikata Toushirou (a milícia que foi a base para o de Gintama), depois que viu o filme Burn! Sword!. Sorachi decidiu não usar Hijikata como a personagem principa, mas acrescentou ele, juntamente com a Shinsengumi, na história. O capítulo piloto da série tinha uma trama diferente da que foi serializada: Shinpachi já havia se reunido com Gintoki e havia um Shinsengumi mais velho. Como todos estes novos Shinsengumi eram mais velhos do que a maioria das personagens recorrentes da série, Sorachi decidiu removê-los pois percebeu que eles não eram divertidos. Quando perguntado por um fã, Sorachi mencionou que a maioria das personagens da série são baseados em cidadãos na vida real Edo enquanto o personagem de Gintoki é praticamente baseado no popular herói Sakata Kintoki.
Durante o primeiro ano da série, Sorachi acreditava que a origem da popularidade de Gintama foi parcialmente ligada ao drama Shinsengumi. Enquanto o drama decorreu durante o primeiro ano da série, quando o mangá foi principalmente feito de histórias mais curtas das personagens e do mundo, ele se sentiu desconfortável de fazer as coisas relacionadas com o drama. Pelo segundo ano e além, ele se tornou mais ousado em suas histórias e conceitos, criando histórias que já incluíam mais drama ao mesmo tempo manter seu senso de humor e satirização do Japão moderno, através de seu passado romanceado. Ao trabalhar nos capítulos , Sorachi geralmente tem problemas para terminar o manuscrito, deixando seu supervisor para levá-lo antes que ele possa revê-lo. Ele acha sobre o que escrever ficando em seu quarto ou indo para uma caminhada. Pensamento de Gintama como um manga "sem-sentido", antes de escrever um capítulo, Sorachi pensa se o capítulo deve ser uma comédia ou um drama. Quando n~çao sabe sobre o que escrever, pede ajuda para seu editor. Ao ilustrar as linhas da série, Sorachi geralmente usa uma caneta com ponta de feltro, uma caneta, uma caneta de ponta de pincel e uma multiliner. Para as principais linhas de personagens que ele só usa uma caneta com ponta de feltro e uma caneta, enquanto que para os esboços um multiliner-0.8.