17 de junho de 2012

CDZ: Saga de Hades - Parte I (Santuário)



Por Schneizel El Britannia

A Saga de Hades é um dos marcos principais da série de anime/mangá Os Cavaleiros do Zodíaco criada por Masami Kurumada. Relata a Guerra Santa entre Atena e Hades.


~ HISTÓRICO DAS GUERRAS SANTAS ENTRE ATENA E HADES

O Senhor das Trevas na mitologia, Hades, foi aprisionado há 243 anos, junto de seu exército. A batalha entre os Cavaleiros e os Espectros na última Guerra Santa ultrapassou todos os limites do imaginável, e muitos dos Cavaleiros perderam suas vidas. Somente dois Cavaleiros de Ouro sobreviveram, Dohko de Libra e Shion de Áries. Dohko recebeu de Atena a técnica Misopetha-Menos e viveu até os dias atuais. Shion, descendente do povo de Mu, possui longevidade. Mas Shion foi morto pelo cavaleiro de Saga de Gêmeos. Depois de 243 anos, Hades se liberta, pois o selo de Atena perdeu sua validade, e então tenta dominar o mundo, assim trazendo uma nova Guerra Santa. Mas os cavaleiros de bronze juntamente com os Cavaleiros de Ouro, se ajudam para acabar com Hades, e o Cavaleiro de Ouro que mais se destaca na saga do submundo, é Kanon, irmão gêmeo de Saga e considerado, até então, um traidor.
Atena temendo que os cavaleiros de bronze perdessem a vida, avisa a todos no Santuário que não deixassem em hipótese nenhuma os cavaleiros de bronze entrarem neste lugar, pois sabia que a batalha contra Hades ia ter início e que possivelmente todos eles perderiam a vida. Ikki de Fênix é o único que obedece seriamente a suas ordens, os demais não obedecem essa ordem e vão ao Santuário para saber o que está ocorrendo.
Já foi citado que mesmo um Cavaleiro de Atena, como ser humano, não possui vida eterna, mas essa regra não se aplica ao exército dos Espectro de Hades. Como governador de todo o Mundo dos Mortos, Hades é capaz de conceder um corpo físico para as almas mortas. O conceito de morte não existe entre os soldados de Hades, o que os torna destemidos em luta e guerreiros de força descomunal.
O Mundo dos Mortos dominado por Hades é um mundo inatingível pelo poder de outros deuses, inclusive Atena. Somente aqueles seres reconhecidos por Hades podem possuir os poderes nesse mundo, ou seja, somente os Espectros. Isso impediu desde tempos remotos que os domínios de Hades fossem invadidos por outros exércitos e Atena nunca conseguiu cortar o mal de Hades pela raiz. Contudo, após o segundo despertar de Hades o cavaleiro da casa de Virgem conseguiu descobrir meios de penetrar no mundo dos mortos, através do Arayashiki.
Na última Guerra Santa, os Cavaleiros de Atena deram tudo de si para aprisionar o exército de Hades. Contudo, era evidente que o selo que os prendia não duraria para sempre e, um dia, eles voltariam. Por essa razão, Dohko foi incubido de vigiar o selo, permanecendo nos cinco picos de Rozan.

~ SINOPSE

Após 243 Anos o Selo que Atena lançou após a última Guerra Santa se enfraquece e acaba libertando as 108 Estrelas Malignas, que estavam aprisionadas em uma Torre. Assim, as Estrelas escaparam e espalharam-se pelos quatro cantos do mundo, penetrando no corpo dos seres escolhidos como Espectros.
Além dos 108 Espectros, Hades revive alguns Cavaleiros de Atena e lhes concede as Vestimentas do Mundo dos Mortos, as Sapúris. Esses Cavaleiros revividos, vigiados por alguns espectros originais, invadem o Santuário para matar Atena. Pelo lado de Atena encontram-se Mu de Áries, Aldebaran de Touro, Aiolia de Leão, Shaka de Virgem, Dohko de Libra e Milo de Escorpião, além dos Cavaleiros de Bronze.
Após a partida de Atena para o Mundo dos Mortos os Cavaleiros de Bronze recebem de Shion, o antigo Mestre do Santuário, novas vestimentas além da Sagrada Armadura de Atena, que deve ser entregue para a Deusa. Assim, os Cavaleiros de Bronze partem para o Mundo dos Mortos, juntamente com Dohko e Kanon, este último trajando a Armadura de Gêmeos.
Shaka é atacado pelos Cavaleiros de Ouro de Aquário, Gêmeos e Capricórnio com o golpe Exclamação de Atena e é morto. Sua alma retorna para escrever seu testamento. O Cavaleiro de Gêmeos entrega o cordão de Shaka à Mu e o Cavaleiro de Leão ataca os Cavaleiros. Quando o Cavaleiro de Leão vai dar o golpe final nos Cavaleiros, o mesmo é impedido por Mu. Os dois discutem e o Cavaleiro de Leão ataca mesmo assim, mais um vez, é impedido por Mu. O Cavaleiro de Escorpião ataca os outros 3 Cavaleiros de Ouro que agora são Espectros: Gêmeos, Câncer e Capricórnio. Quando Milo de Escorpião vai dar o golpe final, Saga de Gêmeos o ataca com a Explosão Galáctica mas Seiya o avisa antes e o golpe não pega por completo. Enquanto isso, o testamento escrito por Shaka chegou até Saori explicando o significado de sua morte (não diz). Os três Cavaleiros resolvem de novo dar o golpe Exclamação de Atena nos Cavaleiros de Ouro que também resolvem se juntar e dar o mesmo golpe (que resultaria na destruição de todo o Santuário) mas os Cavaleiros de Prata tentam argumentar mas em vão.

~ PERSONAGENS PROTAGONISTAS NESTA PARTE DA SAGA



Além dos Cavaleiros de Bronze e os de Ouro, esta parte da saga tem só os cavaleiros já conhecidos por nós, como:


- Saga de Gêmeos*
- Camus de Aquário*
- Márcara da Morte de Câncer*
- Afrodite de Peixes*
- Shura de Capricórnio*
- Dohko de Libra
- Shion de Áries

PS: (*) Significa Cavaleiros de Atena revividos por Hades e com novas armaduras demoninadas de Surplice ou Sápuris