25 de abril de 2012

Sinopse - InuYasha

Inuyasha é um hanyou (meio-yōkai), por ser filho de um yōkai e de uma humana, e vive no Japão feudal. Kagome, é uma colegial comum e reencarnação de Kikyou que mora no Japão atual, e é puxada por um poço misterioso, perseguida por um monstro, e vai parar no Japão na época Feudal (Sengoku Jidai), em um vilarejo. Lá encontra Kaede, e enquanto conversam, o monstro volta e tenta matar Kagome, e pegar a Joia de Quatro Almas (Shikon no Tama em japonês) que está em seu corpo, então ela foge para a floresta. Durante a perseguição, ela encontra Inuyasha (um meio-yōkai) que estava selado em uma árvore por uma flecha que foi lançada por Kikyou (falecida irmã mais velha de Kaede e encarnação de Kagome). Ele acorda e a chama de Kikyou, mas quando percebe que não é ela (depois Kaede revela que Kagome é a reencarnação de sua irmã), pede a Kagome para soltá-lo para salvá-la do monstro que a perseguia. Ela o solta, e ele destroi o monstro. Logo tenta matar Kagome também, para pegar a Joia de Quatro Almas, mas Kaede aparece e joga no pescoço de Inuyasha um rosário, pedindo para que Kagome fale uma palavra espiritual (qualquer palavra), que ela seria a chave para acalmar Inuyasha. Ela fala "Senta" (osuwari em japonês) inspirada nas orelhas do yōkai, e ele cai no chão. No outro dia, um yōkai corvo engole a Joia de Quatro Almas, e na tentativa de resgata-la, Kagome atira uma flecha nele, mas que acaba acertando a Joia de Quatro Almas também, que é despedaçada em centenas de pedaços e espalhados por todo Japão Feudal. Inuyasha, mesmo não gostando de Kagome (por ela ser muito parecida com Kikyou) é obrigado a se juntar a ela para juntar os fragmentos da Joia de Quatro Almas. Eles passam a depender um do outro pois Kagome sente a presença dos pedaços da Joia de Quatro Almas, e Inuyasha a protege contra os monstros que aparecem no caminho. Inuyasha quer a joia para se transformar em um yōkai completo e mais poderoso, e Kagome porque a despedaçou e tem essa obrigação. No começo os dois se odeiam, mas depois começam a se apaixonar.



Personagens Principais

  • Inuyasha — Inuyasha é um Hanyou (meio-youkai) que foi lacrado em uma árvore pela sacerdotisa Kikyou, a mulher que amava. Porém, quando Kagome (reencarnação da sacerdotisa Kikyou), uma colegial da era "presente", volta no tempo, faz com que Inuyasha volte à vida desfazendo o lacre. Inuyasha e Kagome começam a seguir uma viagem em busca dos fragmentos da jóia de quatro almas (no original, Shikon no Tama) antes que Naraku o consiga. No começo da história, Inuyasha não se dá bem com Kagome, mas depois fica perdidamente apaixonado por ela.
  • Kagome Higurashi — Kagome é a reencarnação da poderosa sacerdotisa Kikyou, Kagome é uma bela colegial que atravessa um portal do tempo através de um poço do antigo templo em que mora, e acaba voltando para a Era Feudal (Idade Medieval Japonesa). Lá ela encontra Inuyasha e o desperta de seu lacre. No começo eles brigam muito, mas depois ela se apaixona por ele e vice-versa. Durante a batalha contra a mulher-centopéia, além de desfazer o lacre de Inuyasha, Kagome descobre que a jóia de quatro almas estava escondida dentro de seu corpo, a mesma jóia que se quebra em pedaços quando uma flecha de Kagome a atinge. Agora, junto de Inuyasha, Kagome partirá em uma jornada para completar a jóia, já que ela é a única que consegue localizá-la.
  • Shippo — Youkai raposa, Shippou teve seu pai assassinado pelos irmãos relêmpagos Manten e Hiten. Foi salvo por Inuyasha e Kagome e desde então acompanha-os em suas aventuras. Volta e meia tem alguma briga com Inuyasha. Por ser uma criança, seus ataques se limitam a pequenos truques com brinquedos e também ao Kitsune bi (Fogo de Raposa), mas a sua maior arma é a esperteza para se safar das lutas. No fim da série, termina treinando para se tornar um grande youkai feiticeiro, mas continua treinando para se tornar mais dedicado, revelado em Kanketsu-Hen episódio final.
  • Miroku — Monge budista. Carrega consigo em sua mão direita um grande buraco negro que suga tudo que é colocado na frente deles, chamado Buraco do Vento (no original, Kazaana) o qual é uma maldição hereditária, ou seja passa de pai para filho. Seu avô foi vencido por Naraku, o qual lhe passou a maldição, que, assim como pai de Miroku, morrera por causa da mesma. Somente vencendo Naraku que tal maldição será desfeita, antes que o buraco do vento o sugue. Miroku é muito mulherengo e sempre que vê alguma garota pede para ter um filho com ele, Kagome foi uma de suas vitimas dizendo que precisará de herdeiros caso fracasse na missão de derrotar Naraku.Termina a série formando família ao lado de Sango e também se livra da maldição do Buraco do Vento, revelado em Kanketsu-Hen episódio final.
  • Sango — Sango é uma exterminadora de youkais que foi ferida e teve seu pai e companheiros assassinados pelo seu irmão, Kohaku (que estava possuido por Naraku). No início, persegue Inuyasha acreditando que esse era o culpado da eliminação de seu clã, acreditando na mentira de Naraku. Ao descobrir a verdade, Sango se junta a Kagome e Inuyasha e parte em busca da Jóia de Quatro Almas para destruir Naraku. Sua arma é o osso voador (no original, Hiraikotsu) e a ajuda de sua companheira gata youkai, Kirara. Termina a série formando família ao lado de Miroku e seu irmão livre de Naraku, continuou seu ofício como Youkai no Taijiya (Exterminador de Youkais), revelado em Kanketsu-Hen episódio final.
  • Kirara — A gata youkai companheira de Sango. Tem duas formas. Em sua forma normal tem o tamanho de um gato normal, porém transformada é um gato enorme, munido de dentes de sabre e capaz de voar. Por causa disso, acaba servindo de transporte para Inuyasha e seus amigos.

  • Sesshoumaru — Meio-irmão de Inuyasha. Ao contrário de Inuyasha, Sesshoumaru é um youkai puro. Sente um forte rancor pelo Inuyasha por esse ter herdado a espada de seu pai, Tessaiga, que possui o poder de acabar com cem youkais com um único golpe, e o rancor só aumenta quando Sesshoumaru descobre que a Tenseiga, uma espada de cura capaz de trazer os mortos a vida, que herdou não passava de "restos" da Tessaiga. Não expressa nenhum tipo de sentimento, mesmo nas situações mais adversas, despreza humanos e não sente necessidade de companhia, a não ser a de seu servo, Jaken. Sua postura é levemente transformada após conhecer uma menina humana chamada Rin que cuida de Sesshoumaru enquanto esse estava ferido; Posteriormente Sesshoumaru salva sua vida com a Tenseiga após ela ser atacada por lobos, a partir daí, Rin passa a segui-lo, enquanto ele passa a protegê-la enquanto desenvolve um sentimento de compaixão e zelo pela menina que por fim transforma-se quase num amor paternal; O episódio 9 de Inuayasha Kanketsu-Hen mostra o quão mudado se torna Sesshoumaru.
  • Kikyou - Sacerdotisa que tomava conta da jóia de quatro almas. Kikyou se apaixona por Inuyasha, porém seu maior erro foi começar a cuidar do bandido Onigumo, que nutria sentimentos pela gentil sacerdotisa. Onigumo entregou seu corpo para Youkais, nascendo, assim, Naraku. Armou para que Kikyou e Inuyasha se odiassem. Kikyou morre depois de ter lacrado Inuyasha e seu corpo é queimado junto com a jóia, a seu pedido. 50 anos depois Kikyou reencarna como Kagome, e quando esta volta no tempo através do antigo poço em sua casa, já está crescida e sua alma é retirada pela bruxa Urasue que queria trazer Kikyou de volta a vida, pois queria que a sacerdotisa usasse seus poderes espirituais para procurar os fragmentos da Jóia de 4 Almas (Shikon no Tama)e também porque Kagome não fazia ideia de como usar todos os poderes da sua encarnação passada. No decorrer da história se mantém viva apenas pelas almas dos mortos e pelo ódio. Kikyou descobre que a sua morte foi uma armação de Naraku para separá-la de Inuyasha e começa a perseguí-lo. Kikyou se sacrifica com Naraku, aquele que espalhou a desconfiança entre ela e Inuyasha, revelado em Kanketsu-Hen
 Análise detalhada da obra

Mito

Como na maioria dos mangás, Inuyasha recorre aos mitos para codificar sua mensagem. Neste caso, o mito em questão é o dito teológico, que relata os feitos de deuses e heróis. No Japão antigo, a religião original xintoísta era politeísta e animista, ou seja, havia vários deuses superiores e espíritos para as forças da natureza, bem como demônios e outros seres maléficos. Com relação à vida após a morte, havia a crença na imortalidade da alma e no seu julgamento, que levava ao inferno ou a um lugar paradisíaco até o momento da reencarnação. Todo esse substrato de lendas e mitos permanece no imaginário japonês e é largamente utilizado em Inuyasha.

O Herói

O personagem Inuyasha é o arquétipo do herói. Forte, valente, esperto ( apesar do fato de ele não mostrar este lado com frequencia), presente nas principais batalhas contra a Sombra (arquétipo representativo de tudo o que é tenebroso e moralmente inaceitável), representada por Naraku. É motivado por ideais de justiça e coragem, mas também por vingança, apesar deste desejo de vingança não ser egoísta: ele o faz por Kikyou. Além de vingar o que Naraku fez aos dois, Inuyasha e Kikyou, ele procura também evitar que ela continue lutando, e possa descansar, apesar deste desejo nunca se realizar. Seu amor em relação a Kikyou faz dele um herói ainda mais típico, já que ela é parte da origem de sua força para vencer o Mal.