12 de junho de 2012

CDZ: The Lost Canvas - Introdução, Sinopse e Personagens



Por Schneizel El Britannia

Saint Seiya - The Lost Canvas é o novo mangá dos Cavaleiros do Zodíaco. A sua publicação está sendo feita de forma semanal na revista japonesa Weekly Shonen Champion, da Akita Shoten. O traço é de Teshirogi Shiori e tem total aprovação do criador Masami Kurumada que está envolvido no mangá Saint Seiya - Next Dimension (publicação periódica, diferente do Lost Canvas). Os dois mangás contam a mesma história só que sob pontos de vistas diferentes!

A história gira em torno da antiga Guerra Sagrada contra Hades e os antigos Cavaleiros de Bronze, Prata, Ouro, etc são mostrados nesta história

SINOPSE

A série dá destaque ao antigo Cavaleiro de Bronze de Pégaso, Tenma. Tenma é órfão como Seiya, e tem uma ligação forte com Alone, o hospedeiro de Hades na época, e com Sasha, a reencarnação de Atena, que moravam no mesmo orfanato que Tenma.
Existem várias ocorrências interessantes no mangá. Por exemplo: a maneira como os espectros atacam é diferente. Ao contrário da época atual, em que as Estrelas Malignas vão em peso ao Santuário, os Espectros de Hades lutam em diferentes partes do mundo, inclusive no próprio Santuário. O tom das histórias é mais dramático, o que rende ao mangá ótimas críticas.
Mais um ponto essencial que está rendendo sucesso à Lost Canvas se refere à revelações que condizem cronologicamente com fatos da era atual, como de onde veio o rosário que Shaka de Virgem usa para mostrar as estrelas malignas que foram derrotadas ou o porquê que Hades sente um certo "medo" pelo Cavaleiro de Pégaso.
O roteiro está sendo bem mais elaborado com fatos que normalmente passam por um simples "clichês", na verdade tem um motivo importante: Por exemplo o fato de Sasha e Alone serem irmãos (para que Atena pudesse intervir na ressurreição de Hades por estarem mais próximos um do outro), o Cavaleiro de Ouro Touro se auto chamar Aldebaran (homenagem à estrela principal da constelação) e Albafica de Peixes ser uma pessoa distante de todos e não manter relacionamento (por ter em seu sangue o próprio veneno de suas rosas demoníacas).
O nome The Lost Canvas pode ser entendido como A Tela Perdida (ou quadro, pintura…), pois o plano de Hades na referida época é usar os talentos artísticos de Alone para destruir a Terra. Quando Alone terminar de pintar o seu quadro, o mundo cairá nas trevas.
No final da série, apenas Shion e Dohko sobrevivem a Guerra Santa, enquanto Tenma, Sasha e Alone sacrificam suas vidas para derrotar Hades.



PERSONAGENS PRINCIPAIS

~ Tenma de Pégaso
Dohko, o Lendário Cavaleiro de Ouro de Libra o descobre como cavaleiro devido ao ato de tentar salvar seu vilarejo de um desastre. Dominou o cosmo em pouco tempo e em dois anos de treino, se tornou um cavaleiro de Atena. Assim como Seiya e Saori, Tenma possui uma ligação com Sasha, mas diferente do casal atual. Os dois viviam no mesmo orfanato, junto com Alone, e são muito bons amigos (nada até o momento comprova que haja mais que amizade, exceto a explicação de que Athena mantém o Cavaleiro de Pégaso ao seu lado desde a era mitológica)

~ Alone
É um jovem muito talentoso para a pintura e pacífico, por isso foi escolhido para ser a reencarnação de Hades. É loiro, de pele clara, com um olhar inocente e humilde. É induzido por Pandora a acreditar que a morte é a real salvação, tornando-se assim o Imperador das Trevas. É irmão de sangue de Sasha.

~ Sasha
Irmã mais velha de Alone, que é a pessoa escolhida para servir como hospedeiro para Hades. É muito compreensiva. Faz elogios para levantar o ânimo de seus cavaleiros quando mais precisam. É muito parecida com a reencarnação da Atena atual.

~ Yato de Unicórnio
Cavaleiro de Unicórnio do século XVIII. Parceiro de Tenma no Santuário, a dupla não tinha um bom relacionamento inicialmente. Durante a primeira missão no mangá Yato é atacado por Alone e dado como morto. Porém, ele sobrevive e encontra Tenma à beira da morte. Ao tentar salvá-lo, uma jovem Lemuriana, Yuzuriha, aparece e os leva para Jamir através de teleporte. Lá, sua Armadura é restaurada por Hakurei com o sangue de Yuzuriha.

~ Junkers de Lobo
É um dos carpinteiros escolhidos para consertar o Barco da Esperança encontrado por Yato. Junkers parece ser o comandante dos Cavaleiros de Bronze, demonstrando grande confiança e liderança entre eles. Para impedir o ataque de milhares de Espectros contra a embarcação, Junkers e os outros Cavaleiros dão as mãos e formam uma barreira ao elevar o Cosmo, mas não surte efeito contra os golpes de Aiacos. Junkers é salvo de um ataque fatal de Aiacos por Sísifo de Sagitário e então se sacrifica, usando o poder do Oricalco para propelir a embarcação.

~ Shion de Áries
Mestre em telecinese, teleporte e telepatia, tem ar imponente, porém, mantém um olhar sempre sereno. É um grande amigo de Dohko de Libra e também considerado um dos mais poderosos cavaleiros de todos os tempos, além de um dos únicos a permanecer vivo após a guerra santa dessa época. É discípulo de Hakurei de Altar. Nos últimos capítulos, Sasha lhe ordena que se torne Mestre do Santuário e que re-erga o destruído Santuário. Na era atual, Shion também é o mestre de Mu, o atual cavaleiro de Áries.

~ Dohko de Libra
É o Mestre Ancião que conhecemos mais a frente, porém, aqui é mostrado quando ainda era jovem. Firme em suas crenças, vê Tenma como um irmão caçula e prevê grandes coisas para ele. Outra característica desse poderoso cavaleiro de ouro, é que ao elevar seu cosmo aparece uma tatuagem nas suas costas, assim como Shiryu, seu discípulo na época atual, a diferença é que Shiryu possui a tatuagem do dragão e Dohko um tigre. Isto muito provável baseado na antiga novela chinesa O Tigre e o Dragão. Nos últimos capítulos, recebe o "Misopheta Menos" de Sasha e a função de vigiar as 108 estrelas malígnas seladas por ela.