14 de maio de 2012

Suju - Pre-debut, Projetos e Sucesso


Pre-debut






As notícias de que a SM Entertainment tinha planos de formar um grande grupo projeto se espalhou pela internet em 2004. No começo de 2005, a SM Entertainment confirmou os rumores e anunciou uma grande boy-band de 12 membros que debutaria perto do fim do ano, promovendo o grupo a ser "O Portão do Sucesso na Asia". Por um tempo, o grupo seria chamado de O.V.E.R., sendo uma sigla de "Obey the Voice for Each Rhythm" (Obedecer a Voz para Cada Ritmo). Logo o grupo se tornou conhecido como Super Junior 05, a primeira geração do Super Junior.

A maioria dos membros foram atores, MCs, modelos ou DJs antes de debutar. HeeChul, SiWon e KiBum debutaram em dramas e filmes. LeeTeuk, YeSung, KangIn, ShinDong, SungMin e EunHyuk se apresentaram na televisão e se tornaram DJs e MCs ativos depois do debut. HanGeng fez sua primeira aparição como modelo.A sua Banda perferida são as Girls Generations.

O Super Junior 05 fez sua aparição pre-debut no canal coreano M.NET no dia 11 de Setembro de 2005. No showcase, eles perfomaram vários estilos de dança 'hip-hop'. O grupo dançou "Take It To The Floor" do B2K. HanGeng, EunHyuk e DongHae também perfomaram uma dança separados do grupo, dançando "Caugh Up" do Usher. Entretanto, a performance não foi ao ar na TV até 16 de Maio de 2006, como segmento no Super Junior Show, o primeiro documentário do grupo na TV.





2005–2006: O Projeto Super Junior





Super Junior 05 debutou em uma aparição na TV como um grupo no SBS Inkigayo, no dia 6 de Novembro de 2005, como um grupo projeto de 12 membros. O grupo performou seu primeiro single, "TWINS (Knock Out)". Um single digital com "TWINS (Knock Out), "You Are The One" e mais três faixas adicionais foram lançadas online no dia 8 de Novembro de 2005. Um CD single foi agendado para ser lançado em Novembro, mas, ao invés disso, um álbum mais completo, SuperJunior05 [TWINS], foi lançado no dia 7 de Dezembro de 2005. O álbum vendeu 28,536 de cópias no primeiro mês de lançamento e debutou em #3 no chart mensal de Dezembro de 2005.

Para ajudar na promoção do grupo, a companhia fez um novo projeto: o Super Junior 05 colaborou com outra boy-band da mesma gravadora, o TVXQ. Eles lançaram um single de inverno chamado "Show Me Your Love", uma faixa pop-alegre para a época do Natal. Durante esse tempo, os dois grupos eram vistos nos mesmos programas juntos para promover seu single. "Show Me Your Love" se tornou o top-seller de Dezembro de 2005.

Depois que acabaram as performances e promoções de "Show Me Your Love", o Super Junior 05 caminharam para seu segundo single, "Miracle", uma música no estilo "pop-chiclete". "Miracle" foi o primeiro single do grupo a atingir #1 em diferentes charts da Coréia do Sul e também em charts de outros países, como a Tailândia. Esse era para ser o último single do SuperJunior05 [TWINS] a ser promovido. Como as promoções de "Miracle" foram lentamente acabando, a SM Entertainment decidiu substituir alguns dos membros originais por novos membros. Antes do debut do Super Junior 05, a intenção era de ser um grupo rotatório com novos membros substituindo os antigos membros que sairiam do grupo. Depois do Super Junior 05, Super Junior 06, a segunda geração, debutaria e a gravadora começou a agir para anunciar novos membros. No entanto, depois da audição do 13º membro, o grupo projeto se transformou em um grupo permanente e se tornou conhecido apenas como Super Junior, sem o sufixo "05".


2006–2007: "U" e o sucesso imediato







No dia 23 de Maio de 2006, a SM Entertainment anunciou a audição do novo membro, KyuHyun, sendo o membro mais novo. O novo grupo de 13 membros lançou seu novo single, "U", online para download grátis no dia 25 de Maio de 2006. "U" teve mais de 400,000 downloads em 5 horas e no fim excedeu os 1,7 milhões de downloads, derrubando o servidor. O single logo foi seguido do lançamento da segunda faixa semi-promo, "Endless Moment", no dia 29 de Maio de 2006. O single "U" com um total de 3 faixas foi lançado oficialmente no dia 6 de Junho de 2006, por fim vendendo mais de 83,000 de unidades. A música título "U" desfrutou a primeira colocação por cinco semanas seguidas em dois programas de top-músicas da Coréia, pela primeira vez na carreira do grupo. A música foi premiada como Mutizen Song da semanda do SBS Popular Songs assim que lançou, sendo o primeiro prêmio do grupo desde o debut. A música ficou como Mutizen Song por três semanas consecutivas no mesmo programa. A música também agarrou o top awards do M!Countdown da M.NET por duas semanas. Quando as promoções para "U" ainda estava ativas, um novo single, "Dancing Out", foi lançado, no dia 23 de Julho de 2006, como parte do álbum anual de verão da SMTown. Super Junior esteve freqüentemente aparecendo em vários programas de música e de variedades para promover seus dois singles novos, conseqüentemente. "Dancing Out" ganhou dois awards assim que foi lançado. Por "Dancing Out" ser um single de verão, ele tiveram seu "Goodbye Special" (performando "U" e "Dancing Out" pela última vez) no SBS Inkigayo no dia 3 de Setembro de 2006. Com o lançamento de "U", o Super Junior coletou mais de sete prémios em cinco cerimônias de 2006 da Coréia do Sul, ganhando Melhor Grupo Novo e awards de popularidade.

Um fã-clube oficial foi criado para o grupo, E.L.F, uma sigla derivada de "EverLasting Friends". Como os fãs coreanos têm o costume de apoiar seus ídolos com balões de uma certa cor, a cor oficial do Super Junior se tornou o azul safira perolado.

Com o início de 2007, o grupo começou a diversificar em diferentes grupos separados. Super Junior K.R.Y, o primeiro sub-grupo do Super Junior que debutou em 5 de Novembro de 2006, começou a performar separado do grupo para divulgar suas músicas. Em Fevereiro, chegou um novo grupo, o Super Junior T (Trot), que lançou seu novo single, "Rokkugo!!!". HanGeng, que tinha problemas com seu VISA e foi limitado a performar na Coréia do Sul, foi para a China para começar atividades por lá. No dia 19 de Abril de 2007, quatro membros do Super Junior (LeeTeuk, ShinDong, EunHyuk e KyuHyun) sofreram um acidente de carro que afetou profundamente a agenda e o progresso do grupo. Sendo o mais ferido, KyuHyun não foi liberado do hospital até quatro meses depois, por isso não pôde participar do single do grupo para SMTown, "(??) Full of Happiness". Entretanto, o cover da música da boyband H.O.T. acelerou rapidamente nos charts da Coréia do Sul e da Tailândia e logo se tornou o hit número um dos charts internacionais da Tailândia, um mês depois.


2007: Don't Don





A fratura do fêmur do HeeChul de um acidente de carro em 10 de Agosto de 2006 e o acidente de carro de 19 de Abril impediram Don't Don de ser lançado até 20 de Setembro de 2007. O grupo fez sua primeira performance para o álbum em 21 de Setembro de 2007, promovendo a faixa título "Don't Don" no Music Bank da KBS. Foi a primeira performance em que o grupo performou junto com os 13 membros depois de um ano inteiro.

Dentro dos três primeiros dias de lançamento, as vendas offline do álbum ultrapassaram a marca de 11,000, estreiando como número um e em uma competição com o novo lançamento de Lee Soo Young. Don't Don encerrou as vendas de Setembro como número um, superando os álbuns de Lee Soo Young e WheeSung. 60,000 unidades foram vendidas na primeira semana de lançamento e cópias adicionais foram impressas. Depois de três meses de lançamento, Don't Don vendeu 164,058 de cópias, se tornando o álbum com o melhor número de vendas do Super Junior. O álbum foi também o segundo "best-seller" de 2007, com 26,940 de cópias a menos do que "The Sentimental Chord" do SG Wannabe.

"Don't Don" alcançou rapidamente os charts musicais uma semana depois do lançamento. "Don't Don" ganhou seu primeiro reconhecimento, o SBS Inkigayo Mutizen Song, em 21 de Outubro de 2007 e depois no M!Countdown da M.NET, dividindo a música número um com "Everyday" do V.O.S em Novembro.

Diferente do single "U", "Don't Don" foi divulgado por um período curto. Super Junior rapidamente rumou para seu segundo single, uma balada R&B "Marry U", uma nova versão do que apareceu na versão "repackage" de Don't Don. O videoclipe foi disponibilizado para download em 13 de Novembro de 2007.

Apoiado pelo lançamento de Don't Don, o Super Junior foi nomeado em sete categorias diferentes no 2007 M.NET/km Music Festival que aconteceu no dia 17 de Novembro de 2007. O Super Junior ganhou três dessas categorias, incluindo Netizen Choice Award e Mobile Popularity, sendo o maior vencedor da noite. O grupo ganhou Melhor Artista do Ano (Daesang), dito por muitos o prêmio máximo de reconhecimento da noite. O Super Junior coletou mais dois awards em 14 de Dezembro de 2007 no 2007 Golden Disk Awards, uma cerimônia baseada no sucesso de discos. Embora vencido pelo SG Wannabe no Daesang, o Super Junior ganhou um Bonsang e o TPL Anycall Popularity Award, que era noticiado como vencedores esperados pela mídia antes do sucesso de Don't Don.


2008: Expansão Transoceânica

 




Em 2 de Outubro de 2007, o empresário e a gravadora do grupo anunciaram oficialmente um terceiro sub-grupo do Super Junior, o Super Junior M, um sub-grupo designado para o mercado chinês. O Super Junior M debutou na China no dia 8 de Abril de 2008 no 8th Annual Music Chart Awards e com o lançamento de seu primeiro videoclipe, "U". A publicação do novo sub-grupo criou uma polêmica entre fãs e a companhia: os fãs não apoiavam a companhia por adicionar novos membros ao sub-grupo. Respondendo pela popularidade do Super Junior pela Asia, o grupo está atualmente em sua primeira tour asiática, chamada "The 1st Asia Tour - Super Show". A tour iniciou em 22 de Fevereiro em Seoul e em 24 de Fevereiro no Olympic Fencing Gymnasium no The Seoul Olympic Park. A tour irá cobrir nove cidades diferentes, incluindo Beijing, Shanghai, Bangkok, Taipei, Kuala Lumpur, Tokyo, e Hong Kong. Os organizadores decidiram adicionar um show extra no dia 22 de Fevereiro, devido ao grande sucesso das vendas.

Em 8 de Julho de 2008, o Super Junior irá fazer sua primeira aparição oficial no Japão, com seu primeiro fanmeeting no Japão no Nippon Budokan em Tóquio como uma celebração pela grande inauguração de seu site oficial japonês que abriu em 1 de Abril de 2008. Estima-se que 10,000 fãs japoneses estarão presentes no fanmeeting. Embora o Super Junior nunca tenha tido atividades no Japão, a decisão do grupo a aparecer no famoso Nippon Budokan se tornou um evento especial para comentar